O Observatório da Desprivatização da Saúde dedica-se à investigação, interlocução e ação pela desprivatização dos sistemas de saúde no Brasil, na América Latina e no mundo. O conceito de desprivatização se refere a processos e movimentos de ampliação ou retomada do controle público e democrático de serviços essenciais e bens comuns visando atender demandas sociais e necessidades coletivas. Nos sistemas de saúde, a desprivatização passa por redimensionar e redefinir o escopo, as formas e limites setoriais de operação do setor privado; revisar políticas e padrões regressivos de interação entre público e privado; fortalecer o setor público no financiamento, na organização, gestão e provisão de cuidados em saúde, bem como na produção de bens, serviços e tecnologias de saúde.
Consideramos a desprivatização estratégia-chave para a promoção do direito humano à saúde no século XXI, para a redução de desigualdades em saúde e para a construção de sistemas de saúde de saúde públicos, universais, integrais, igualitários, interculturais e sustentáveis. Buscamos produzir conhecimento científico, análises críticas e proposições estratégicas para subsidiar a formulação de políticas de saúde universalistas, solidárias e inovadoras, com foco na reformulação das relações entre Estado e mercado no setor saúde, na promoção da justiça social e da soberania sanitária. Dialogamos com pesquisadores, instituições acadêmicas e científicas, órgãos e gestores públicos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais na construção de estudos, soluções e ações para o fortalecimento dos sistemas públicos de saúde.
Visamos, com isso, construir redes de colaboração e ação e ampliar o acesso ao conhecimento e a mobilização sobre os desafios para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) sob uma perspectiva crítica, tanto teórica quanto empírica.
Coordenação

Leonardo Vidal Mattos
Professor do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenador do Grupo de Pesquisa e Documentação sobre o Empresariamento da Saúde (GPDES) no IESC/UFRJ, pesquisador da iniciativa “Saúde Amanhã” vinculada à presidência da Fiocruz. Também é membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Ligia Bahia
Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é coordenadora do Observatório da Desprivatização da Saúde e do Grupo de Pesquisa e Documentação sobre o Empresariamento da Saúde (GPDES/IESC/UFRJ).
Associados

Artur Monte Cardoso
Pesquisador Associado
Arthur Welle
Pesquisador Associado

Cláudia Travassos
Pesquisadora Associada
Description for this block. Use this space for describing your block. Any text will do. Description for this block. You can use this space for describing your block.