Linhas de Pesquisa
Setor Privado na Saúde
- Dimensões, caracterização e tendências do setor privado na saúde, incluindo maiores grupos econômicos, e distintos segmentos
- Organização, atuação política, posicionamentos de agentes, entidades e instituições privadas junto ao poder público e no debate público.
- Papel das políticas públicas, das instituições públicas e da regulação na dinâmica econômica e assistencial do setor privado na saúde.
- Relações entre acumulação, privatização, segmentação e produção de desigualdades de acesso a bens e serviços de saúde.
Interações e Desigualdades Público-privadas
Coodenação: Danielle Conte
- Economia política das relações entre Estado, mercado e sociedade nos sistemas de saúde.
- Dimensionamento, caracterização e análise de tendências dos componentes públicos e privados do sistema de saúde.
- Desigualdades na cobertura, na oferta, na infraestrutura, na organização da rede de serviços, nos preços, nos modelos de atenção, na formação e contratação da força de trabalho em saúde.
- Impactos econômicos, políticos, sociais e sanitários da privatização da saúde
- Padrões, mecanismos, instituições, estruturas de segmentação e estratificação do acesso aos cuidados em saúde.
Desprivatização da Saúde
Coodenação: Leonardo Mattos e Maria José Luzuriaga
- Teorias, evidências, políticas e experiências de desprivatização nos sistemas de saúde.
- Criação de categorias e indicadores qualitativos e quantitativos de desprivatização na saúde, considerando dimensões econômicas, políticas, assistenciais e sanitárias.
- Desafios e caminhos políticos, econômicos, sociais e institucionais para a desprivatização.
Sistemas Universais de Saúde
- Teorias, modelos, tendências e evidências contemporâneas sobre os sistemas de saúde no Brasil, na América Latina e no mundo.
- Estudos comparativos de sistemas de saúde, modelos assistenciais, institucionais e reformas
- Análise crítica de políticas e reformas em saúde
- Estratégias para a construção de sistemas de saúde públicos, universais, integrais, interculturais e sustentáveis.
Projetos

Banco de dados com informações de mais de cem empresas de grande porte dos anos de 2014 a 2023, abarcando informações de receita líquida, lucro líquido, ativo total e patrimônio líquido. Esse banco dá continuidade à metodologia desenvolvida em trabalhos publicados pelo GPDES – Bahia et al. (2022) e Andrietta e Monte-Cardoso (2022).
Referências:
BAHIA, L. et al.. Financeirização do setor saúde no Brasil: desafios teóricos e metodológicos à investigação de empresas e grupos empresariais. Cadernos de Saúde Pública, v. 38, p. e00004420, 2022.;
ANDRIETTA, L. S.; MONTE-CARDOSO, A.. Análise de demonstrações financeiras de empresas do setor de saúde brasileiro (2009-2015): concentração, centralização de capital e expressões da financeirização. Cadernos de Saúde Pública, v. 38, p. e00006020, 2022.)
