Linhas de Pesquisa
Setor Privado na Saúde
- Dimensões, caracterização e tendências do setor privado na saúde, incluindo maiores grupos econômicos, e distintos segmentos
- Organização, atuação política, posicionamentos de agentes, entidades e instituições privadas junto ao poder público e no debate público.
- Papel das políticas públicas, das instituições públicas e da regulação na dinâmica econômica e assistencial do setor privado na saúde.
- Relações entre acumulação, privatização, segmentação e produção de desigualdades de acesso a bens e serviços de saúde.
Interações e Desigualdades Público-privadas
Coodenação: Danielle Conte
- Economia política das relações entre Estado, mercado e sociedade nos sistemas de saúde.
- Dimensionamento, caracterização e análise de tendências dos componentes públicos e privados do sistema de saúde.
- Desigualdades na cobertura, na oferta, na infraestrutura, na organização da rede de serviços, nos preços, nos modelos de atenção, na formação e contratação da força de trabalho em saúde.
- Impactos econômicos, políticos, sociais e sanitários da privatização da saúde
- Padrões, mecanismos, instituições, estruturas de segmentação e estratificação do acesso aos cuidados em saúde.
Desprivatização da Saúde
Coodenação: Leonardo Mattos e Maria José Luzuriaga
- Teorias, evidências, políticas e experiências de desprivatização nos sistemas de saúde.
- Criação de categorias e indicadores qualitativos e quantitativos de desprivatização na saúde, considerando dimensões econômicas, políticas, assistenciais e sanitárias.
- Desafios e caminhos políticos, econômicos, sociais e institucionais para a desprivatização.
Sistemas Universais de Saúde
- Teorias, modelos, tendências e evidências contemporâneas sobre os sistemas de saúde no Brasil, na América Latina e no mundo.
- Estudos comparativos de sistemas de saúde, modelos assistenciais, institucionais e reformas
- Análise crítica de políticas e reformas em saúde
- Estratégias para a construção de sistemas de saúde públicos, universais, integrais, interculturais e sustentáveis.
Projetos

Banco de dados com informações de mais de cem empresas de grande porte dos anos de 2014 a 2023, abarcando informações de receita líquida, lucro líquido, ativo total e patrimônio líquido. Esse banco dá continuidade à metodologia desenvolvida em trabalhos publicados pelo GPDES – Bahia et al. (2022) e Andrietta e Monte-Cardoso (2022).
Referências:
BAHIA, L. et al.. Financeirização do setor saúde no Brasil: desafios teóricos e metodológicos à investigação de empresas e grupos empresariais. Cadernos de Saúde Pública, v. 38, p. e00004420, 2022.;
ANDRIETTA, L. S.; MONTE-CARDOSO, A.. Análise de demonstrações financeiras de empresas do setor de saúde brasileiro (2009-2015): concentração, centralização de capital e expressões da financeirização. Cadernos de Saúde Pública, v. 38, p. e00006020, 2022.)

Informações extraídas de todos os atos de concentração (AC) envolvendo ativos do setor de saúde suplementar que foram analisados pelo Cade entre janeiro de 2003 e dezembro de 2024.
Os dados extraídos de cada caso estão divididos em três abas, cada uma referente ao segmento primordialmente afetado pela operação (i) segmento de serviços de apoio à medicina diagnóstica (SAD); (ii) segmento de operação de planos de saúde (OPS); e (iii) segmento de serviços médico-hospitalares (SMH).
