Pesquisadora do Observatório entrega livro a Ministro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou na última terça-feira (2/9) a sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O ministro formalizou em cerimônia Wadih Damous para a presidência da Agência e Lenise Secchin como nova diretora de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO).

A pesquisadora do Observatório da Desprivatização e servidora da ANS, Danielle Conte Alves Riani Costa, aproveitou para apresentar ao Ministro seu livro “Crise econômica e sanitária e o Universalismo Privatizante no sistema de saúde do Brasil”, lançado em 2024, em coautoria com a profª. Ligia Bahia. O livro foi publicado pela Mórula Editorial com apoio da Federação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Através de uma análise documental detalhada, este livro traz uma importante contribuição ao mergulhar em três eixos interligados: as estratégias empresariais e sua relação com o público, a complexa interação entre crise econômica e sanitária, e os impactos no sistema de saúde brasileiro. A obra demonstra como o crescimento do setor privado — muitas vezes sustentado por subsídios — se articula e confronta o SUS, avançando a agenda do “universalismo privatizante” via expansão dos serviços privados. Por fim, e não menos crucial, discute como essas dinâmicas exacerbam as desigualdades no acesso à saúde, propondo uma reflexão vital para o futuro das políticas públicas no Brasil.

Para mais informações sobre como acessar o livro, basta clicar em Crise econômica e sanitária e o Universalismo Privatizante no sistema de saúde do Brasil – Mórula.